Gestão de Recursos Humanos para Notários

Enquadramento
Este curso enquadra-se numa formação dirigida a notários, com o objetivo de os dotar de ferramentas que lhes permitam fazer uma boa gestão de Recursos Humanos, quer a título individual ou de equipa, ou até mesmo na qualidade de líderes.
Objetivos

As competências que se pretendem desenvolver são as seguintes:
• Recrutamento e Seleção, de forma que os intervenientes neste processo conheçam as melhores e mais adequadas ferramentas para proceder à contratação de profissionais da área;
• Comunicação, de modo que os intervenientes conheçam as melhoras práticas comunicacionais, que tornem o ambiente de trabalho e o desempenho mais eficaz e eficiente;
• Desenvolvimento de competências, de forma a que os participantes compreendam qual a melhor estratégia a adotar para conhecer e desenvolver as competências necessárias para o exercício da função;
• Inteligência emocional, stress e burnout, de modo a dotar os intervenientes de ferramentas que lhes permitam fazer face a situações de stress, prevenindo o burnout e também dando a conhecer de que forma a inteligência emocional pode ser compreendida, valorizada e aplicada;
• Gestão de conflitos, que permita aos participantes enquadrar e classificar um conflito e lidar com ele da forma mais eficiente possível, nomeadamente no atendimento ao público;
• Liderança e motivação, de modo a dotar as pessoas com cargos de chefia de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam fazer uma liderança eficaz, construtiva e promotora de um ambiente motivador, dotando também os participantes de conhecimentos ao nível das principais ferramentas motivacionais em contexto de trabalho.
Conteúdos programáticos
Formadora: Carla Marisa Rebelo de Magalhães, Professora na Universidade Lusófona do Porto e Doutorada em Ciências Empresariais (área de Gestão de Recursos Humanos), pela Universidade do Minho.

Conteúdos programáticos
Horário – 18h00 - 20h00

Data: 10/09/2024
1. Recrutamento e seleção de pessoal (2h)
O objetivo deste módulo é compreender como se desenvolve o Recrutamento e Seleção (R&S) numa organização, tendo em conta a sua preparação e analisando as principais técnicas e mecanismos relacionados com o saber recrutar e selecionar. Serão abordadas as fases prévias ao R&S, os tipos e técnicas de recrutamento existentes e as mais modernas estratégias de selecionar pessoas, tendo em linha de conta o contexto organizacional, as funções propiamente ditas e os tipos de perfil necessários. Por fim, serão apresentadas algumas medidas que as organizações devem desenvolver ao nível do acolhimento e integração dos recursos humanos selecionados.

Data: 12/09/2024
2. Comunicação eficaz no ambiente de trabalho (2h)
O objetivo deste módulo é compreender a importância da comunicação e analisar técnicas comunicacionais, que podem promover um melhor ambiente e uma maior eficácia em termos organizacionais. Será feita uma distinção entre informar e comunicar, serão discutidas as principais tecnologias da comunicação ao serviço das organizações, serão analisados os diferentes estilos comunicacionais, bem como os seus fluxos em termos organizacionais, e os seus diversos públicos. Por fim, será analisada a questão da comunicação em contextos de crise, como forma de fazer face a situações críticas que possam surgir em termos laborais.

Data: 17/09/2024
3. Desenvolvimento de competências (2h)
O objetivo deste módulo é demonstrar como e porque é que as competências são a pedra basilar do desempenho das pessoas nas organizações. Para isso, será importante compreender a problemática da aquisição de competências numa perspetiva sistémica na organização, avaliar competências e a sua relação com o sistema de Gestão de Recursos Humanos (GRH) e compreender possíveis políticas integradas de avaliação de competências e a importância dessas políticas para a GRH. Por fim, serão discutidas as principais competências que o mercado atualmente exige, nomeadamente em termos comportamentais e transversais – as chamadas soft skills.

Data: 19/09/2024
4. Inteligência emocional, stress e burnout (2h)
O objetivo deste módulo é demonstrar que inteligência emocional (IE) é uma das competências mais valorizadas atualmente e que o stress e o burnout integram as principais preocupações organizacionais do séc. XXI, sendo a causa de doenças profissionais, desmotivação, acidentes de trabalho e quebra de produtividade e de desempenho. Deste modo, irão ser apresentadas algumas técnicas de medição da IE e analisadas as principais vertentes que fazem parte da mesma. Paralelamente, serão apresentados os tipos de stress existente, as suas causas e formas de o combater, através de estratégias organizacionais direcionadas para o bem-estar dos colaboradores, como forma de evitar situações de burnout. Por fim, será feita uma análise sobre a importância que a IE tem no combate ao stress ocupacional.

Data: 24/09/2024
5. Gestão de conflitos e atendimento ao público (2h)
O objetivo deste módulo é analisar a importância que os conflitos têm no seio organizacional, sendo que, por vezes, podem e devem ser estimulados, como forma de promover novas ideias e de quebrar com o pensamento grupal. Para isso, é importante distinguir entre conflitos positivos e negativos, de forma a saber fazer a devida gestão dos mesmos. Paralelamente, será feito um enquadramento dos conflitos em termos organizacionais e dos principais estilos e técnicas de gestão dos mesmos, nomeadamente em contexto de atendimento ao público.

Data: 26/09/2024
6. Liderança e motivação (2h)
O objetivo deste módulo é compreender a importância que a liderança tem em termos organizacionais, como força motriz das grandes estratégias que promovem o sucesso das pessoas e das organizações, nomeadamente em contextos de grande pressão e stress. Paralelamente, torna-se importante compreender que a motivação é vital para o bem-estar e para o desempenho dos colaboradores, sendo que, para isso, é importante que exista uma liderança forte, coesa e justa. Deste modo, serão analisados os principais estilos de liderança e em que contextos deve ser cada um deles utilizado, não esquecendo o paralelismo entre liderança e gestão. Serão, ainda, analisadas as principais teorias de motivação e as técnicas que as organizações podem utilizar para motivar os seus colaboradores, ao mesmo tempo que serão discutidos os principais fatores que podem contribuir para a motivação (ou falta dela), não esquecendo de distinguir entre motivação e satisfação, que tantas vezes são confundidas em contexto organizacional.

Tipo de formação
E-Learning

Horário
A definir

Destinatários
Notário Estagiário, Notário